INFORMAÇÃO 21-Jan

Exmos. Senhores,

Fazendo, mais uma vez, o ponto de situação sobre a situação pandémica da Instituição, num contexto de uma alarmante propagação do vírus no nosso país e no mundo, cabe-nos informar que a Instituição também sofre com os seus efeitos.

Todos os dias nos surgem situações que requerem da nossa parte uma prudência, vigilância, acompanhamento e encaminhamento para as entidades de saúde.

Assim, atualmente, no Lar de Grandes Dependentes, foram conhecidos dois utentes que testaram positivo à COVID-19, no âmbito de uma ação de testagem realizada aos utentes daquela estrutura, e no Lar de Idosos, em virtude de um internamento hospitalar de um utente, o mesmo veio, igualmente, a revelar-se positivo.

Estas situações foram dadas a conhecer às entidades competentes e respetivos familiares dos utentes, tendo a Instituição providenciado no seu isolamento, de acordo com o protocolado.

Os utentes encontram-se assintomáticos, para já, e relativamente a profissionais, do grupo que foi testado esta semana, no âmbito da testagem realizada semanalmente pela Segurança Social, não foi identificado qualquer caso positivo.

Aproveitamos para informar que, no decorrer desta semana, no passado dia 19 de janeiro, os utentes do Lar de Idosos, que reuniam condições para este fim, puderam exercer o seu direito de voto, através do voto antecipado.

Relativamente às visitas, entendemos que, embora sensíveis à situação, não estão reunidas as condições para a sua manutenção.

No que respeita às videochamadas e contactos telefónicos, daremos continuidade a estes procedimentos.

Por último, apesar dos familiares dos n/ utentes já terem sido informados, vai decorrer, no próximo dia 23 de janeiro, na Instituição, o processo de vacinação à COVID-19, no que se refere à primeira toma. Todos os utentes com critérios clínicos para o poderem fazer, assim como os profissionais, serão objeto de vacinação.

No que se refere à Creche Berço do Alviela, a Instituição aguarda por orientações mais precisas sobre a sua interrupção, por parte da tutela.

Relembramos, ainda, que a Instituição dispõe de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) que se encontra alerta e em prontidão para dar resposta aos cidadãos que precisem de apoio, pelo que em caso de necessidade, devem ligar: SAAS – 243 448 119.

Ao longo destes meses pandémicos, que parecem não ter fim, a Instituição sempre adotou uma postura de transparência, ainda que a toda a hora o cenário se altere.

Resta-nos desejar sorte a todos, pois parece que, institucionalizados ou não, estamos todos expostos ao mesmo risco!

Pernes, 21 de janeiro de 2021

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 243 4460 79 (Chamada para a rede fixa nacional)

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos