Exmos. Senhores,
Aproximamo-nos, a passos largos, do Natal! Foi um ano marcante e será, com toda a certeza, um Natal diferente.
Felizmente que o contexto pandémico, e relativamente ao surto que atravessamos, a situação encontra-se controlada. Aguardamos pela alta/cura de alguns, já poucos, utentes e profissionais.
Esperamos que a prenda do nosso sapatinho possa ser, para a semana, dizer-vos que todos estamos curados. Sim, TODOS. Porque basta um para que não estejamos todos curados!
Neste contexto de esperança, temos desenvolvido, com os nossos utentes, atividades de preparação para o Natal, que estão espelhadas na edição n.o 42 do Jornal A Voz, disponível na próxima semana. Para além disso, iremos promover, junto dos nossos utentes, uma vivência espiritual e religiosa, que, por eles, tanto é valorizada, sobretudo nesta quadra.
Como é do conhecimento de todos, pelos meios de comunicação social, está prevista a vacinação dos profissionais e utentes das estruturas residenciais para breve. Neste sentido, e tendo em conta a
articulação com as entidades competentes, encontra-se esta Instituição a sinalizar os que a irão receber.
Esta situação carece de avaliação, não só médica, mas também por parte dos utentes ou do seu representante legal, pelo que será pedido aos que a recusam, e apenas para estes, que nos façam chegar, formalmente, essa intenção.
Continuamos, e até podermos ter a situação controlada, interna e externamente, a manter suspensas as visitas nas estruturas residenciais, no entanto, continuamos, igualmente, a mostrar-nos disponíveis para convosco articular qualquer solução que permita a aproximação, ainda que não física, seja através de videochamadas, deslocações à janela ou telefonemas. Aproximar-nos do outro, lembrarmo-nos dele, pode ser alcançado de outras formas.
Relativamente a saídas, nesta época natalícia, e porque os utentes não são nossos, esta situação pode dar-se, desde que por um período superior a 14 dias, pois, como compreenderão, não seria possível organizar espaços de isolamento se as saídas tivessem outro período de duração.
Também, e relativamente aos utentes de outras respostas, designadamente do serviço de apoio domiciliário, cujo suporte familiar de retaguarda não existe ou é menor, continuaremos a reforçar o nosso acompanhamento, para que todos possam ter conforto neste Natal.
Aos profissionais que continuam ausentes e doentes, votos de rápidas melhoras, para que possam regressar e voltar a cuidar!
Fiquemos, neste comunicado, com a esperança de uma certeza de nos podermos voltar a abraçar!
Pernes, 17 de dezembro de 2020
Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 243 4460 79 (Chamada para a rede fixa nacional)