Exmos. Senhores,
Após oito meses de vivência em pandemia, verificamos, atualmente, uma evolução que justificou a tomada de medidas de confinamento, a nível nacional, perspetivando-se a declaração do estado de emergência para conter a propagação deste vírus.
Verificamos também que o concelho de Santarém se encontra no conjunto dos 121 concelhos abrangidos por medidas mais restritivas, levando-nos a perceber que o contexto externo, onde a Instituição está implementada, é crítico, sendo conhecidos múltiplos surtos.
Ainda assim, a situação da Instituição tem evoluído favoravelmente, atendendo a que, desde o último comunicado até ao dia de hoje, reduzimos o número de positivos, de 3 para 2 (um utente e um profissional), circunscritos à ERPI Lar de Idosos. Um dos profissionais atingidos já negativou e encontra-se ao serviço e a servir, na Instituição, na Zona de Concentração de Utentes Positivos, unidade que esta Instituição preparou, em estreita articulação com a Delegação de Saúde Pública.
Mais se informa que, esta semana, foi testado um grupo de profissionais, no âmbito do Programa de Intervenção Preventiva do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo todos eles, felizmente, testado negativo.
Não conhecemos o futuro, o nosso objetivo é o de cumprir com a nossa responsabilidade e dever e, juntos, trabalhar para que possamos reduzir a zero o número de infetados, sejam eles profissionais ou utentes.
Relativamente a visitas, as mesmas, como compreenderão, não se poderão realizar, atendendo ao comprometimento da atual situação da Instituição, no entanto, continuamos a garantir a existência de meios alternativos para comunicarem com os vossos familiares e/ou amigos, através de telefonemas ou videochamadas.
No que respeita aos utentes, encontram-se bem, estáveis, sem qualquer indício de sintomatologia COVID-19, retomando-se as rotinas possíveis neste contexto.
Mais informamos que, se existir alguma situação que requeira da nossa parte alguma atenção especial, serão contactados, de forma personalizada.
Continuamos a mostrar-nos disponíveis para convosco articular qualquer solução que possa ser mais vantajosa para o v/ familiar, em virtude de poderem reunir melhores condições de segurança para um possível acolhimento.
Deixamos, desta vez, a mensagem que em qualquer momento ou lugar podem existir fontes de contágio, pelo que sejamos todos prudentes e cumpridores das normas da DGS.
Pernes, 05 de novembro de 2020
Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 243 4460 79 (Chamada para a rede fixa nacional)