INFORMAÇÃO 25-Mar

Exmos. Senhores,

Assistimos, felizmente, em Portugal, a uma diminuição do número de novos casos de infeção pelo SARS-COV2, do número de vítimas mortais e do número de internados, tendência que se tem vindo a verificar, resultante, obviamente, das medidas que se têm vindo a tomar, de confinamento, aumento de testagem, vacinação e da continuidade dos procedimentos adotados por cada um, de segurança.

A Instituição vem em linha com esta tendência, não se verificando nas últimas 8 semanas qualquer registo de casos positivos, nem entre utentes nem entre profissionais.

A testagem a profissionais das diferentes respostas sociais, não só das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, como também da Creche, é uma realidade a que estamos submetidos, no âmbito do que é solicitado pela Segurança Social.

A Instituição encontra-se atenta a todas as orientações e comunicados do Governo, ajustando a sua ação em função do que é preconizado. Assim, e relativamente à reabertura do Centro de Dia, e atendendo a que o Centro de Dia funciona acoplado a outras respostas sociais, designadamente Lar de Idosos, partilhando o mesmo edificado/organização e funcionamento, não garantido a total separação e cruzamento entre utentes e profissionais das outras respostas sociais e com partilha de espaços como refeitórios e instalações sanitárias, não existem, no momento, condições para a sua retoma de funcionamento.

No que respeita à resposta social de Creche, e atendendo à sua reabertura recente, após período de confinamento, e depois de auscultados os pais sobre a pausa letiva prevista para o período de Páscoa, a mesma estará em funcionamento na próxima semana, de 29 de março a 01 de abril, indo ao encontro das necessidades identificadas. 

Aproveitamos para informar que a Instituição continua viva, ativa e aberta, ainda que mantendo todos os procedimentos de segurança exigidos pelo contexto pandémico. Assim, atualmente, desenvolve um conjunto de atividades, em parceria com várias escolas, facilitando a realização de estágios curriculares, nas mais diversas áreas, indispensáveis à formação, naturalmente, com mais valias para a Instituição, que passam por estágios na área de enfermagem, terapia ocupacional, serviço de apoio domiciliário e técnicos auxiliares de saúde.

Outras atividades, de capacitação, ao nível da formação, estão em curso, no sentido de proporcionar uma melhor performance da equipa, no seu conjunto.

Partilhamos, ainda, que, no próximo dia 07 de abril, a Instituição irá participar no Webinar “O confinamento: consequências na saúde mental das pessoas idosas e/ou dependentes”, do qual deixamos link, no caso de terem interesse em participar: https://forms.gle/aifxLXsCkHrhmk5YA.

Para terminar, e aproximando-se o momento de submissão do IRS, quando preencher a sua declaração, pedimos que possam considerar a Santa Casa da Misericórdia de Pernes, no Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101 - Instituições Particulares de Solidariedade, colocando o nosso NIF: 500 851 549. Esta ação é simples e não envolve qualquer encargo ou perda de benefício fiscal. Gratos por isso!

Pernes, 25 de março de 2021

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 243 4460 79 (Chamada para a rede fixa nacional)

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos