INFORMAÇÃO 28-Jan

Exmos. Senhores,

Chegámos ao fim do mês de janeiro de 2021, e continuamos... sem saber por quanto tempo... com o comunicado semanal, onde damos conta das novas ocorrências, pois a pandemia causada pelo Covid-19, teima em não dar descanso a ninguém. Exemplo disso são os dados relativos ao número de novos infetados e óbitos que as Autoridades de Saúde nos dão a conhecer, diariamente. Impensáveis. Assustadores.

Assim, e apesar de adotarmos uma atitude preventiva e de constante pedagogia na defesa da saúde de todos que se encontram à nossa guarda, nesta última semana, no Lar de Grandes Dependentes, no seguimento de terem sido conhecidos dois utentes que testaram positivo à COVID-19, por indicação das autoridades de saúde, testaram-se todos os restantes utentes da unidade, tendo resultado mais dois casos positivos.

No que respeita aos utentes infetados, estes encontram-se, para já, estáveis e a recuperar na Instituição. 

A situação está a ser acompanhada pelas entidades competentes e encontra-se controlada.

Relativamente às restantes estruturas de apoio a idosos, designadamente, Lar de Idosos e Lar S. João de Deus, não são conhecidos casos de utentes positivos, pelo que nestas unidades procedeu-se, no passado dia 23 de janeiro, à vacinação para a Covid-19, tendo decorrido todo o processo de forma normal.

No que diz respeito aos profissionais, e no grupo que foi testado esta semana, no âmbito da testagem realizada semanalmente pela Segurança Social, não foi identificado, felizmente, nenhum caso positivo.

No entanto, e dado que na comunidade local existem, à semelhança do que acontece um pouco por todo lado, vários casos positivos, é comum, nesta fase, a ausência de profissionais, por obrigação de isolamento profilático ou por testarem positivo à Covid-19.

Em face da situação e no que respeita às visitas, continuamos a entender que, embora sensíveis à situação, não estão reunidas as condições para a sua realização, pedindo para este facto a compreensão de todos.

No que respeita às videochamadas e contactos telefónicos, continuaremos com estes procedimentos.

Quanto à Creche Berço do Alviela, a mesma encontra-se encerrada. 

Relembramos, ainda, que a Instituição dispõe de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) que se encontra alerta e em prontidão para dar resposta aos cidadãos que precisem de apoio, pelo que, em caso de necessidade, devem ligar: SAAS – 243 448 119.

Em face da situação de stress que o país enfrenta, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes aconselha a que se redobrem os cuidados de higiene, saúde e de distanciamento social, evitando ajuntamentos, por forma a serem cumpridas as recomendações das autoridades de Saúde necessárias para inverter esta crise sanitária a que todos estamos expostos.

Pernes, 28 de janeiro de 2021

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070     |    Fax: 243 4460 79

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos