Exmos. Senhores,
Nem de propósito, mas é véspera de Natal, 24 de dezembro de 2020! E é dia de sair este comunicado.
Tal como havíamos pedido, na semana passada, ao menino Jesus, para que a prenda do nosso sapatinho pudesse ser a recuperação dos já poucos utentes e profissionais da Instituição afetados pelo COVID-19, pareceu-nos que ele nos ouviu e permitiu que a situação do surto que a Instituição atravessou pudesse estar superada.
Felizmente, ainda sem voltar à normalidade, mas com serenidade, esta situação permite-nos vivenciar institucionalmente a quadra de Natal numa paz que já há muito tempo não tínhamos.
E é neste contexto que, durante toda a semana, mostrámos a nossa gratidão a todos os que connosco estiveram e estão, presenteando-os, de forma simples, mas aproveitando esta ação para nos aproximarmos e chegar mais perto de todos e cada um.
Também cada um dos nossos utentes teve a possibilidade de se fazer chegar às respetivas famílias, através de uma lembrança que enviaram e que, com toda a certeza, os fará estar presentes.
Assim, e reforçando esta vontade, continuamos, igualmente, a mostrar-nos disponíveis para convosco articular qualquer solução que permita que a aproximação, ainda que não física, possa ser alcançada através de videochamadas, deslocações à janela ou telefonemas.
Queremos também tranquilizar-vos que, pelo facto de ser um Natal diferente, a Instituição não deixou descurar qualquer apontamento característico da tradicional Ceia de Natal.
O mesmo aconteceu na dimensão espiritual, em que o Natal foi feito sentir com a presença do capelão, momento de trouxe esperança e ânimo para enfrentar melhores tempos que aqueles que têm sido vividos, pois estamos convictos que, com a vacinação de todos para breve, possamos voltar a viver.
Até lá, ainda temos de seguir com as recomendações de quem nos tutela, pelo que a testagem de todos os colaboradores da Instituição continuará a decorrer, semanalmente, embora apenas para aqueles que ainda não testaram positivo.
Em nome de todos, utentes, profissionais e órgãos sociais, resta-nos desejar um Feliz Natal, muito em especial àqueles que foram afetados por esta pandemia e que, de uma forma ou de outra, ficaram mais vulneráveis.
Que possamos refletir sobre o nosso próprio propósito, para que, mais que nunca, assente em valores humanos e na prática das 14 Obras de Misericórdia.
Boas Festas!
Pernes, 24 de dezembro de 2020
Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 | Fax: 243 4460 79