INFORMAÇÃO 13-Nov

Exmos. Senhores,

Assistimos, desde o dia 09 de novembro, à emanação de novas medidas para controlar a pandemia, enquadradas no atual Estado de Emergência, significando isto que a situação está longe de estar controlada, pelo que, na Instituição, em todas as suas respostas sociais, não só da terceira idade, mas também na área da infância, tudo se continua a fazer para colmatar as necessidades e solicitações dos seus utentes e das suas famílias, obviamente, numa intervenção balizada pelas normas da Direção Geral de Saúde.

Assim, e fazendo o ponto de situação relativamente ao atual estado da Instituição, temos a informar que, esta semana, foi testado um outro grupo de profissionais, no âmbito do Programa de Intervenção Preventiva do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo, todos eles, felizmente, testado negativo. Este resultado é um dosindicadores que nos leva a pensar que a Instituição continua a conseguir controlar a doença, COVID-19, e a sua propagação.

Continuamos a ter, em isolamento, um utente e um profissional, que estão bem, assintomáticos, e cuja recuperação esperamos que seja para breve.

Relativamente a visitas, as mesmas mantêm-se suspensas, por tempo indeterminado, continuando, no entanto, a estar disponíveis os contactos telefónicos e as videochamadas.

A pandemia continua a condicionar o desenvolvimento das atividades habituais, que assentavam no convívio e animação, no entanto, na tentativa de minimizar este impacto, temo-nos reinventado, não deixando descurar qualquer efeméride, como tenha sido mais recentemente o Dia de Todos os Santos e o Dia de São Martinho, pois a alegria que sustentou a vida inteira dos nossos utentes não deixamos que desvaneça. Exemplo disso, também são as parcerias e intercâmbios que continuamos a fomentar, com escolas e outras instituições, com o desenvolvimento de atividades, ainda que suportadas em tecnologias.

Deste modo, preparam-se de forma ativa, como sempre o fizemos, a quadra de natal e as atividades a desenvolver no próximo ano.

Aproveitamos, ainda, para desmistificar a ideia que as pessoas, em Lares de Idosos, por estarem confinadas, não se levantam da cama. Podemos, relativamente a esta situação, afirmar-vos que as rotinas de levantar, higienizar, vestir, alimentar, realizar atividades físicas, ocupacionais e de estimulação cognitiva continuam bem presentes.

Para apoiar a equipa no desenvolvimento destas diferentes áreas de intervenção, iniciou-se, esta semana, um estágio curricular, na área da Enfermagem – Saúde Mental, para 6 alunos da Escola Superior de Saúde de Santarém.

Terminamos este comunicado com a valorização da resiliência dos nossos utentes, para que nos possa servir de lição!

Pernes, 12 de novembro de 2020

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070     |    Fax: 243 4460 79

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos