INFORMAÇÃO 24-Set

Exmos. Senhores Familiares,

Na semana em que foi conhecido o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, da Direção Geral de Saúde, somos a informar que a Instituição identificou um caso positivo de SARS-CoV-2, num dos seus profissionais que não desempenhava funções diretas em nenhuma das respostas sociais, uma vez que labora nos serviços administrativos, numa ação de testagem que a Instituição promove e assume com todos os colaboradores antes da sua integração após período de férias.

Em face desta situação, foram tomadas medidas rápidas, que circunscrevessem o caso detetado, tendo sido, por isso, testados, de imediato, outros profissionais que pudessem estar na linha de contacto desta profissional, ao que todos testaram negativo.

Para além disso, a Instituição informou as entidades competentes, nomeadamente a Delegação de Saúde Pública, dos passos que deu e dos resultados que obteve.

Assim, e apesar do sucedido, pensamos que podemos continuar a poder serenar-vos, uma vez que, tendo em conta os cuidados de monitorização diária aos n/ utentes e profissionais, continuamos SEM TER RAZÕES INTERNAS para alarme, não existindo sintomas que possam sugerir infeção por COVID-19, não querendo com isto dizer que não possamos voltar a ser atingidos, uma vez que os tempos são críticos e propícios a um contágio eminente.

Aproveitamos a oportunidade para informar que, tendo em conta as dificuldades sentidas, relativamente aos serviços externos de saúde, designadamente na articulação com estes, impôs-se-nos a necessidade de reforçar os profissionais da área de enfermagem e médicos, com vista à obtenção de uma resposta mais resolutiva, que evite a saída dos utentes das estruturas residenciais.

Continuamos a mostrar-nos disponíveis para convosco articular qualquer solução que possa ser mais vantajosa para o v/ familiar, em virtude de poderem, eventualmente, reunir melhores condições de segurança para um possível acolhimento.

Recordamos que, no caso de surgir alguma situação que requeira atenção especial, serão informados através de contacto telefónico personalizado.

Relembramos, ainda, que a Instituição dispõe de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) que se encontra alerta e em prontidão para dar resposta aos cidadãos que precisem de apoio, pelo que em caso de necessidade, devem ligar: SAAS – 243 448 119.

Apelamos à serenidade e não alarmismo, por parte de todos, a fim de evitar a destabilização e desgaste em utentes e profissionais, tendo em conta que, muito embora a situação pandémica já se arraste há sete meses, o seu fim não se avizinha.

Pernes, 24 de setembro de 2020

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