Secular Procissão do Senhor dos Passos 24-Mar

A secular procissão do Senhor Jesus dos Passos, cerimónia de tradição centenária, que congrega irmãos e comunidade, decorreu, mais uma vez, na vila de Pernes a 24 de março de 2019.

É durante o tempo da Quaresma, que Pernes tem a sua procissão anual, que marca o percurso de Jesus, caminho penoso, relembrando a crucificação, morte e ressurreição; através das cerimónias religiosas que se iniciaram a 23 de Março de 2019, com a Procissão dos Penitentes, em que o Senhor Jesus dos Passos percorre o caminho da Igreja da Misericórdia até à Igreja Matriz, oculto em panos roxos, deixando quem participa na procissão com momentos de reflexão quando descoberta a luz do rosto de Jesus Cristo.

As cerimónias do III Domingo da Quaresma, foram iniciadas com a Procissão de Nossa Senhora das Dores, que saiu da Igreja da Misericórdia de Pernes fazendo o trajeto até à capela de Santo António, onde mais tarde saiu para o encontro com o seu filho.
Seguiu-se a solene Eucaristia na Igreja Matriz, presidida por sua Excelência Rev.ma, o Senhor Núncio Apostólico em Portugal - D. Rino Passigato, o diácono João Brites Moita e o nosso Pároco Ricardo Gonçalves Pinto.

Esta celebração contou com a participação do grupo coral dos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Pernes.
Foi também à luz do salmo 70 – “O Senhor é Clemente e cheio de Compaixão”, que olhando o Senhor dos Passos, toda a assembleia se sentiu acolhida pela Sua infinita Misericórdia, envolvidos de um sentimento maior: a pequenez humana perante tão grande Amor de Jesus, que carrega a cruz.

Após a Eucaristia, decorreu a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, com muitos figurantes, que representaram as estações da Via-Sacra. O Alecrim espalhado pelas ruas, como manda a tradição, esse aroma que eleva mais alto a solenidade do Senhor dos Passos, as colchas nas janelas em sinal de respeito que embelezam todo o percurso.

Também os Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Pernes aguardaram com fé a passagem da procissão na rua junto à Misericórdia, e num gesto delicado atiraram pétalas às imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.
Foi assim, sob o olhar atento da Nossa Senhora das Dores, que a imagem do Senhor Jesus dos Passos, percorreu, mais uma vez, as ruas de Pernes e se cumpriu a 395º Procissão.

Marina Martinho

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070     |    Fax: 243 4460 79

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos