INFORMAÇÃO 14-Mai

COVID-19 | Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

Exmos. Senhores Familiares,

No seguimento do trabalho que esta Instituição tem vindo a fazer, por meio de informações semanais, cumpre-nos comunicar que, tendo em conta os cuidados de monitorização diária aos n/ utentes e trabalhadores, continuamos, felizmente, SEM TER RAZÕES INTERNAS para alarme, não existindo, até ao momento, sintomas que possam sugerir infeção por COVID-19.

No decorrer desta semana, foi emitida, pela Direção Geral de Saúde, informação sobre a possibilidade da retoma das visitas às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, a partir do próximo dia 18 de maio, desde que se observassem um conjunto de requisitos, de natureza geral e específica.

Assim, neste sentido, a Instituição encontra-se a delinear um Plano para Operacionalização das Visitas, por forma a garantir, cautelosa, articulada, ponderada e gradualmente, a melhor segurança de todos, não deitando a perder todo o imenso esforço dos últimos dois meses.

Conscientes de que a tipologia das nossas Estruturas Residenciais e, consequentemente, dos nossos utentes, é distinta, a deliberação sobre a reabertura a visitas é, naturalmente, diferente.

Assim, no próximo dia 18 de maio, apenas serão reabertas as visitas aos utentes mais autónomos do Lar de Idosos. Relativamente às restantes estruturas, Lar S. João de Deus e Lar de Grandes Dependentes, não reabrirão nesta data, pelo que pedimos que compreendam que estamos a capacitar-nos no sentido de harmonizar o processo, de modo seguro, tendo em vista a segurança dos utentes e dos profissionais, pelo que, quando estiverem reunidas as condições, informar-vos-emos.

LAR DE IDOSOS - PROCEDIMENTOS A OBSERVAR NA REABERTURA A VISITAS:

  • As visitas podem realizar-se todos os dias, no período das 15h00 às 17h30, mediante marcação prévia, no dia anterior ao da visita, no período das 11h às 12h, por contacto telefónico, para o seguinte número 962 269 162;
  • Os visitantes devem aceder ao Lar de Idosos pela Rua Eng. António Torres, n.o 184, entrando, diretamente, para o espaço destinado a este efeito;
  • Cada utente só pode receber uma visita por semana e por um período de 30 minutos;
  • O visitante e o utente devem manter obrigatoriamente o distanciamento físico de, pelo menos, 2 metros, durante o tempo da visita, não sendo permitido qualquer contacto físico;
  • O visitante e o utente procedem, obrigatoriamente, à higienização das mãos, com solução à base de álcool, no início e final da visita;
  • O visitante e o utente usam, obrigatoriamente, a máscara cirúrgica durante todo o tempo da visita;
  • É expressamente proibido levar e entregar bens de qualquer espécie aos utentes;
  • O visitante apenas tem acesso ao espaço de visitas, estando expressamente proibido de circular noutras áreas;
  • As pessoas com sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19, ou com contacto com caso suspeito ou confirmado, nos últimos 14 dias, não podem realizar ou receber visitas.

Sem prejuízo do acima referido, a Instituição irá prosseguir com o assegurar dos meios necessários para que os utentes possam continuar a comunicar com os familiares e amigos, também através de vídeo chamada ou telefone.

Pernes, 14 de maio de 2020

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070 (Chamada para a rede fixa nacional)
Fax: 243 4460 79 (Chamada para a rede fixa nacional)

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos