Capela da Póvoa das Mós

No testamento do Sr. Comendador José Gonçalves Pereira pode ler-se:
“É meu desejo que … se adquira ou construa um edifício onde, …, possam ser instalados os seguintes serviços:
- Uma cantina escolar que se denominará "Cantina Escolar Maria da Conceição Correia Gonçalves Pereira"..,”

A cantina foi construída e activada tendo, ao longo de alguns anos, cumprido a missão. Porém o tempo passa e os pressupostos alteram-se. A cantina foi desactivada por desnecessária. Da desactivação ao abandono e, consequentemente à ruína, seria um passo. Há mais de uma década que se encontrava nesta situação.

Surgiu a ideia do seu aproveitamento. Pois bem, a Póvoa de Mós tem uma pequenina capela em honra de S. Bento onde a população não cabe.
Mãos à obra. Vamos requalificar a ex-cantina desactivada num lugar de culto. Ampliação das instalações, nova cobertura, sacristia, exterior em calçada à portuguesa, plantas envolvendo o edifício e mantendo a ruralidade, tudo foi rapidamente conseguido graças ao esforço da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, à vontade da Paróquia de Pernes e ao entusiasmo da população da Póvoa de Mós.

Transformou-se um local onde se cuidava do corpo, num local onde se cuidará do espírito (Obras de misericórdia: corporais e espirituais). A Capela da Imaculada Conceição foi inaugurada no dia 25 de Junho de 2005. Para a população da Póvoa de Mós o nome Conceição ficará bem vivo para todo o sempre. Que a Imaculada Conceição a todos proteja com a sua bênção.

Redes Sociais

Contactos

Serviços Administrativos

Largo Maria Caetano - Casa Social
Telefone: 243 446 070     |    Fax: 243 4460 79

scmp@scmpernes.pt

Outros Contactos